Thursday, July 26, 2007

Under...buscas

-Tralalá, não tarda nada tás a levar com um piano pela cabeça, bom!


breve poema em forma de filosofia

as tuas inquietações inquietam-me:
vais até à margem mas não importa:
já trazes o rio por dentro.
percorres sem rumo a cidade
mas a cidade não te ajuda:
a cidade só ajuda os que se ajudam,
o resto é morte e sem-abrigos. E
há vários tipos de morte, como sabes.
com a cidade e o rio impotentes
viras-te para o lado: mas o teu lado
é gente e gente que não te entende.
Mas que te ama. Ainda mais te inquietas:
um pouco menos por fora, um pouco menos
por dentro, tudo mexido duvidas. Dúvidas
de tudo. Da cidade, do rio, do teu lado.
Sobras tu: mas tu estás tão inquieta que
nada te descansa. Dizes que queres
a tranquilidade como se se pudesse encontrar
perdida no meio da rua - e tu andas tanto
pelas ruas da cidade, depois da margem do rio
antes de te deitares ao teu lado, antes de te veres
para dentro: nada da tranquilidade que queres.
Talvez não esteja perdida mas antes por fazer.
Mas tu estás muito inquieta e a tranquilidade
não se faz com mão trémula, menos ainda com um
coração que rebenta, com uma cabeça que tonteia.
E aí vais pela margem, pela cidade, pelo teu lado,
por ti a dentro, sem qualquer rumo, sem nada.
Só o azar te pode valer, um piano que te caia em cima.
Com muita música e a metáfora toda.

retirado do "Em Busca da Límpida Medida"

3 comments:

Carla |O| said...

Que caia o piano se trouxer as metáforas todas e a música encaixe como um ponto de exclamação. Breve. Meio esganiçado. Mas peremptório. Ora toma que já almoçaste!

"Talvez não esteja perdida mas antes por fazer..." É mais isso... lo creo. Tod@s nós. Padecemos de falta de exclamação. !

underadio said...

LOLLLLLLLLL.
:D
Obrigadinha!!!!!
Já alguém me dizia q as metáforas eram altamente perigosas, eheheh.
Não sei bem se deva estar a rir desta maneira altamente "exclamativa", mas com o q disseste fizeste-me acordar mt, mt bem disposta mesmo.Obrigada!
E sim, é isso mesmo "...por fazer", está por fazer mas com calma chega-se lá.Tenho de me ir dizendo isto porqué si nó bueno...lá terei de comer outro kinder bueno e assim qq dia não ando,rebolo.LOLLLL.
Perdona el "non sense", mas a culpa é tua fizeste-me rir de coisas, ui, seríssimas e tenho mesmo de me levar menos a sério...
Só por curiosidade, tás ou vais ao Avanca?!

Beijinhas adoidivanadamente musicadas

Carla |O| said...

LOL! :) Vá, não queiras tudo para ti, passa aí uma barra do Kinder. E se tiveres café, também aceito e pode ser por via intra-venosa. E um cigarro, que os meus estão a acabar e... arre! que hoje estou pedinchona!

Não, não estou no Avanca (significando esse "não estar" qualquer forma de participação) e também não vou. Os meus horários deixaram de ter horas e ando a trabalhar que nem uma burra, porque sou burra. Mas pronto. Ainda considerei ir Domingo, mas aposto que vou estar o dia todo em pleno estado de coma, ligada ao sofá por meio de um sistema artificial de manutenção da vida. Tu vais? Estás? Ainda ficas depois de teres partido? LOL!

Aiiiiiii (suspiro)... temos de nos levar a sério, temos de nos levar a sério! Mas só de vez em quando. Todos os dias cansa.

Já levava com um piano em cima, mas com a sorte que me persegue ainda acabava com uma tecla encravada na goela.

Um beijo de boa-noite.