Friday, January 09, 2009

Under...pay attention!

MÚSICA



17 de Janeiro às 21h30, Auditório Philippe Friedman

Orquestra de altifalantes - obras de alunos da ESMAE e ESART

Concerto com obras de alunos do curso de composição da ESMAE (Porto) e do curso de Música Electrónica e Produção Musical da ESART (Castelo Branco). Estas obras mostrarão as várias facetas da música electrónica, como entidade autónoma com uma linguagem própria que se foi desenvolvendo nos últimos 60 anos, e na sua interacção com música instrumental e vídeo.

Entrada livre


Notícia descoberta via Miso Music, apanhada enquanto via a notícia na RTP N, da interpelação de Paula Azguime ao nosso primeiro ministro, a propósito do programa inov-art e de q tb são necessários apoios para quem tem mais de 35 anos.

Eu já só consigo ter um esgar de cinismo...
Os que se decidem pelo ensino asrtístico sempre sabem ao que vão. Sempre souberam, as coisas em Portugal nunca lhes foram fáceis, quer em termos de ensino, quer em termos profissionais. Mas há tantos, de outros cursos e áreas profissionais, que andam tão enganadinhos...tss!
É um "lamentis profundis", este meu desabafo...




6 comments:

[A] said...

"Os estagiários do programa INOV-ART terão paga a viagem de ida e volta ao país do estágio, uma bolsa de 815 euros por mês, subsídio de alimentação e alojamento, com valores máximos de 91 euros e 1100 respectivamente, e acesso à Internet num máximo de 50 euros por mês"

uns pedem subsídios,
outros fazem greve
...
se eu ficar doente trabalhar ninguém me dá nada!
se ficar sem trabalho também não

(nunca percebi qual a diferença entre 35 e 40 anos... vá entre 35 e 36)


p.s.: acho melhor nem publicares o meu desabafo

underadio said...

Querida A.:

Hj, na TV, deu uma reportagem sobre o "país estar a comprometer as gerações vindouras e sobre as assimetrias sociais". Não pude ver, mas sei tudo o q lá foi dito de cor e salteado. Tal como tu dizes. Não é só a minha experiência mas a de imensos q observo.
1 outro exº q nada tem a ver: uma prima minha e o seu marido, ela de 51 anos, ele ligeiramente mais novo, chegados a esta idade, ambos com o 12º ano, com 2 filhos e um neto (filha divorciada em emprego precário, filho desempregado), tiveram de emigrar, p o R.U., no ano passado, pq depois de uma vida a trabalhar, ambos como empregados de escritório, ficaram desempregados e passados alguns anos até o subsídio de desemprego vai ao ar, certo? E posso atestar-te q foram inúmeras as tentativas q ambos fizeram p arranjar emprego. Tanto q qd se aperceberam q estavam completamente encurralados decidiram tentar o estrangeiro e, BINGO, conseguiram. Com 51 e 40 e mts anos, conseguiram arranjar emprego na Inglaterra. Claro q não é um emprego altamente qualificado, até pq eles nem sequer dominam a língua mas já começaram a frequentar um curso. Trabalham numa lavandaria industrial.Estão lá ainda nem há 2 anos,e já chamaram o filho + novo. Lá, todos sabemos,nem tudo são rosas mas nem pestanejam em dizer "q não, não, nem pensar em voltar". Claro q não!De 400 euros por mês, ou seja, 800 no máximo dos máximos, cá, passaram a ganhar, lá, 4000!
Não consigo encontrar no nosso país uma geração, desde q me conheço, tenho 36 anos, uma, uma q seja, q não esteja "comprometida". Sei q me entendes.
Cheguei ao meu limite, este país desceu a um nível insuportável. Não consigo tolerar isto nem mais um mês!
Eu já estou a tomar medidas.

underadio said...

Ainda hoje ouvia no "Eixo do mal", (devo dizer q neste programa todos tentaram portar-se bem e até foram bem comedidos nos comentários) e o saldo foi:
O q é q Portugal tem? Fait-divers e fait-divers de corrupções, pulhices e afins. Como vem sendo óbvio, ao longo de 20 e tal anos, os sucessivos governos PS e PSD caíram em total descrédito mas nós feitos estúpidos continuamos a votar sempre em mais do mesmo (mea culpa mea culpa até para aí os meus quê? 25 anos). Os jornalistas têm medo pq têm cú, neste caso pq têm de defender o seu sustento.Disseram e bem.Depois q mais tem o país. Tem uma porra de Justiça...Quem tutela a Justiça? Quem supervisiona esses ordinários da Justiça e Finanças por exº q ainda ontem soube terem 17 ordenados por ano e um seguro de saúde belíssimo? Quem?!!!!Q mais tem Portugal, perguntaram?
Tem o "Magalhães"!
Ainda, ontem, vi q a Alfama uma empresa de investigação na área da química com um projecto interessantíssimo, pasme-se teve um projecto inicial totalmente português e sim, até tem instalações em Oeiras, mas, pasme-se, foram implantar a empresa onde? Em Massachussetes!
Desculpem o parêntisis.
Mais ainda do eixo do mal:
Preocupação de todos no programa, (perfeitamente compreensível dada a actividade deles próprios): o 5º canal de TV, deve avançar ou não? Como disse ainda estão todos a apalpar terreno, quem é dos jornais teme mais o aparecimento do 5º (elemento, LOLLL) q quem é da TV. Compreensível tb.
E eu pergunto? Para quê um 5º canal se existe isto, onde estou agora,you tube, vimeo, dailymotion, myspace e afins.Podemos ir aos já existentes canais de TV e rádio e jornais e mais o caraças ver os seus conteúdos on-line. Podem esquecer os portugueses se os achardes beras pq, efectivamente, mts são mas outros há q estão a melhorar de dia para dia.Podem roubar ideias ou apenas aprender e fazer melhor ( ou não )daqui: http://www.meiosepublicidade.pt/2009/01/23/speaky-tv-e-o-novo-projecto-online-de-fernando-alvim/.
E,sei lá,mais isto (pesquisa feita em 5 minutos a 3 revistas gui@ da internet):

http://www.zappiens.pt (vídeos científicos, educativos ou artísticos)
http://earth.google.com/rome/ (roma antiga)
http://www.beyondspaceandtime.org (visite a "Cidade Proibida" na China)
http://www.joost.com (vídeos e mais vídeos)
http://goomsoft.com (sintonizador de rádio e TV)
http://www.euranet.eu (rádio notícias da Europa).

Por fim, para os mais audaciosos e criativos - crie a sua emissora TV com:
http://www.veetle.com/download.php
http://pt.justin.tv
http://http://mogulus.com

C'est ça, penso q, hj, já fiz aqui mais comentários sérios do q em toda a minha vida na blogosfera mas isso devo ser eu a alucinar...cause "I'm deranged, definitely"!

underadio said...

Ah, não me podia esquecer das minhas madrinhas, ambas na casa dos 70 e tal anos de idade. Uma com apenas 180 € de pensão portuguesa (trabalhou desde os 12anos até aos 42 em Portugal, tomou conta de 3 sobrinhas q os pais tinham emigrado p a Alemanha e 2 irmãos até um se casar e do outro até ele morrer), aos 42 casa e emigra p a Holanda. Vive 6 anos, em q, segundo as palavras dela, foi mais feliz. Marido morre e ela regressa, aind ahj está arrependida de tomada de decisão tão precipitada. Sistema de apoio social holandês presta toda a assistência à viúva ficando a receber uma pensão de sobrevivência e qd chegou à idade da reforma dela começou a receber pelos descontos dela. Recebe da Holanda uma pensão de velhice q ronda os 500€, por 6 anos, eu repito, 6 anos de descontos na Holanda!
A madrinha q sempre trabalhou em Portugal, teve "um pouco mais de sorte", trabalhou igualmente, desde os 11 ou 12 anos de idade, mas as patroas, por onde passou,lá lhe foram fazendo os descontos "mais correctamente". A reforma ronda os 300€. Uma fortuna hein?!
Nem tudo foram tulipas na Holanda para a minha tia embora ela tenha adorado aquilo mas q se nota aqui uma enorme diferença nota!

underadio said...

Só mais uma coisinha:
Sou, actualmente, lésbica, sou bissexual, pronto, sou o q mt bem me der na real gana no q a sexo, entre mim e outro(s) adulto(s), sem desrespeito para ambas as partes,concerne. Mas digo a todos os reles e obscenos governos de Portugal:PODEM ENFIAR O C* DO "CASAMENTO GAY" onde bem lhes apetecer. Pq nunca soube dizer bem isto mas hj no programa eixo do mal, apercebi-me do q queria mesmo dizer: uma discussão q levaria uma hora a debater no parlamento - o casamento entre pessoas do mesmo sexo-dadas as anteriores questões à volta, DE TÂO FRACTURANTE questão da sociedade portuguesa, é um insulto para os gays!
Mais, apercebi-me cedo na vida que não era, nem sou "gay", nem lésbica, nem homossexual, nem o caraças a 4!Sou uma pessoa, se calhar,às vezes, nem isso. Pronto, sou...
Em relação à discussão sobre esta matéria, no programa, todos foram unânimes.
Pronto, eu digo - é claro q as pessoas do mesmo sexo devem ter direito ao casamento.
Mas eu cago no casamento pq, acreditem, quem sai a perder dendo uma razão q nada tem a ver com as minhas crenças pessoais sobre tal instituição/convenção é a "LEI"!
Não se casem! Quem sai a perder? Os ordinaróides dos nossos governantes e sua "suprema Justiça"!Mas qual justiça e de quem seus pulhas eburros incompetentes!
Lamento q a sociedade tenha chegado a um ponto como o q o Sr. Daniel Oliveira referiu.Infelizmente, é mesmo o q disse essa coisa "de uma quase nova religião o cinismo"...mas o meu não é do q se pode colocar no mesmo saco do q falou pq é um estado passageiro, apenas isso, um estado passageiro, há-de passar... e q há-de passar mais depressa qd sair daqui p fora. Começo a acreditar nisso, vamos ver no q vai dar...

[A] said...

Apre!
É só para saberes que li tudinho!!!
e acrescento:
http://www.youtube.com/watch?v=n6wCt3tzq7Q